Contexto Histórico e Gênese

A Encíclica Redemptoris Missio de João Paulo II, publicada em 07/12/1990, destaca a importância da aplicação de renovados “métodos de evangelização”.

Em 1991, realizou-se no Brasil um “Acampamento Nacional”. Jovens de Porto Alegre buscaram em Maringá/PR essa semente, a qual foi plantada em Porto Alegre/RS.

Assim, em outubro de 1993, sob a aprovação do então Arcebispo de Porto Alegre, Dom Altamiro Rossato, com o apoio da Pastoral da Juventude através de seu diretor espiritual Pe. Blasio Jacob, e com a ajuda do Pe. Gregório de Nadal (in memorian) e do Pe. Luis Francisco Ledur, realizamos o 1º Acampamento de Porto Alegre.

Apresentação

O Acampamento é um retiro; é um encontro com Deus, com a natureza humana e consigo mesmo através do outro.

O Acampamento é uma ferramenta de evangelização, a qual serve como primeiro chamado para adolescentes, como meio de conversão para os jovens, como canal de perseverança para jovens-adultos.

O Acampamento é uma experiência concreta do amor de Cristo; é despertar para a própria potencialidade; é romper limites; é ultrapassar obstáculos

O Acampamento é diferente.

O Acamps é um movimento leigo vinculado à Arquidiocese de Porto Alegre.

Atualmente, está sediado junto à Paróquia São João Batista.

Atua em sintonia com o Setor da Juventude.

Diretor Espiritual: Pe. Eduardo Pretto Moesch

Carisma e Missão

“Partilhar a Vida”

O Acampamento baseia-se na experiência concreta vivida pelos seus campistas em cada momento e em cada atividade proposta; assim, todos são convidados a partilhar os seus sentimentos e emoções.

A diversidade de sentidos e a diferença de personalidade entre os participantes compõem uma experiência sempre única de crescimento na vida pessoal e espiritual.

Ação e Metodologia

O Acampamento visa desafiar o jovem a ser DIFERENTE, a viver uma aventura de verdade, longe da cidade e da rotina, a encontrar Deus no outro e a encontrar-se.

Os Acampamentos são realizados na Fazenda Chaleira Preta, literalmente, ao AR-LIVRE, em contato direto com a NATUREZA.

Por meio de DESAFIOS, os campistas colocam seus limites (físicos e mentais) em prova, descobrindo novas habilidades e vencendo suas próprias restrições.

A tônica do Acampamento é a CRIATIVIDADE.

Infra-estrutura

“Fazenda Chaleira Preta”

Situada no Município de Montenegro, cerca de 30 quilômetros de Porto Alegre.

Cozinha (ampla e higiênica).

Choupana (para refeições e atividades).

Capelinha (momentos de oração e reflexão).

Banheiros (masculino e feminino, com chuveiros quentes).

Galpão para atividades (para atividades).

Barracas (para todos os campistas e equipe organizadora).

Acampamentos e Alicerces de Espiritualidade

Acamps (para jovens maiores de 18 anos):

Música, partilha e oração

Acamps II (maiores de 18 anos que já fizeram o Acamps):

Comunidade, santidade e missão

Acampamento dos 7 Jovens do Evangelho (maiores de 18 anos que já fizeram o Acamps):

Espelho, reflexo e identidade

Acamps Mirim (para crianças entre 10 e 13 anos):

Amor de Deus, família e amigos, e perseverança na fé

Grupo do Acamps

O Grupo do Acamps é um encontro voltado aos campistas que buscam perseverar na oração e na partilha, segundo a experiência vivida no Acampamento.

Aplicam-se nos encontros conceitos dinâmicos de interação e cooperação mútua.

É um espaço não só para o reencontro com os amigos, mas, sobretudo, para manter acesa a chama do Espírito Santo.

O Grupo do Acamps se reúne todo o 1º e 3º sábado do mês, às 16 horas, na Igreja São João Batista.

Site do Acamps

Acesse o site: http://www.acampspoa.com.br