A Pastoral Litúrgica e os Ministros Extraórdinários da Sagrada Comunhão (MESC) formam uma só pastoral, porém com atribuições distintas.

PASTORAL LITÚRGICA

A Pastoral Litúrgica possui por finalidade animar a vida litúrgica, tendo em vista a participação ativa, consciente e plena de todos na celebração, para dela colherem os melhores frutos espirituais. É tarefa da Pastoral organizar, com competência e criatividade, toda a ação litúrgica que acontece na comunidade, preparando pessoas, dividindo tarefas e criando um ‘clima’ que ajude os fiéis a vivenciar as realidades da celebração.

FUNÇÕES

• Organizar a vida litúrgica que acontece em todos os níveis eclesiais na comunidade;
  • Formar liturgicamente os membros da comunidade e aqueles que fazem parte da Pastoral (ministros e equipes de celebração);
  • Preparar as celebrações, propriamente ditas.

MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO

São pessoas que, por convite do pároco, preparam-se através de curso de formação específico, recebem o mandato, são apresentadas em suas paróquias e enviados a serviço da comunidade.

SERVIÇO

O ministro extraordinário da Sagrada Comunhão tem como principal objetivo possibilitar a recepção da Sagrada Comunhão às pessoas que, por problemas de saúde, não podem se deslocar até a igreja para participar das Celebrações Eucarísticas. Essa impossibilidade pode ser temporária ou permanente.

Os ministros também ajudam nas celebrações desde a acolhida até a distribuição da Sagrada Comunhão.

Informações na Secretaria Paroquial.